MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Trabalho amplia pesquisas sobre uso eficiente da energia solar

Terça-feira, 28 de março de 2017

Mesmo com grande potencial, a energia solar é somente a quarta fonte de energia produzida no Brasil (0,1%), atrás da hidráulica (65,1%), da eólica (4,9%) e da térmica (30%), segundo o Ministério de Minas e Energia. Apesar de silenciosa, não poluente e inesgotável, o alto custo e a baixa eficiência ainda são fatores que contribuem para a pouca disseminação da tecnologia no país. Pensando nessa realidade, trabalho desenvolvido na Unidade Curvelo busca ampliar a efetividade no uso de captação de energia solar.

febrace_fotovoltaico-jpg_140250411

Os alunos do curso de Eletrotécnica Paloma Azevedo Costa e João Victor França, que desenvolveram a pesquisa, explicam que, por apresentarem um comportamento não linear devido às variações climáticas, como a irradiação solar e a temperatura, as células fotovoltaicas não conseguem “entregar” a carga máxima de potência dos painéis fotovoltaicos, reduzindo o aproveitamento da energia produzida. O estudo dessas variações, da tensão e da corrente de saída do painel fotovoltaico, entre outros elementos, contribui para rastrear o ponto de máxima potência – Maximum Power Point Tracking (MPPT) – e reduzir o custo de produção de energia. O trabalho teve a orientação do professor Bruno Macedo Gonçalves e a coorientação do professor Emanuel Soares Ramos.

Após várias simulações, as pesquisas chegaram à comprovação dessa teoria e à construção de um protótipo em laboratório para verificação da técnica de controle. Segundo a equipe, o conversor eletrônico oferece vantagens como informar ao usuário quanto de energia foi produzida e quanto foi consumida em determinado período. O protótipo conta também com recursos que facilitam o acesso ao usuário como comunicação wirelless, display LCD e teclas de navegação.

Febrace

“Análise, simulação e implementação de um controlador MPPT aplicado a um sistema fotovoltaico” foi um dos trabalhos apresentados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), maior evento do país de estímulo ao jovem cientista, realizado entre os dias 21 e 24 de março na Universidade de São Paulo (USP). Em 2017, o CEFET-MG foi a Instituição no Estado com o maior número de trabalhos aprovados.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG