MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

PET Engenharia Civil completa seis meses com diversas atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão

Terça-feira, 18 de abril de 2017

O PET Engenharia Civil teve suas atividades iniciadas em primeiro de agosto de 2016 ,formado por alunos de diferentes períodos do Curso de Engenharia Civil da Unidade de Curvelo, sendo seis bolsistas e quatro não bolsistas.

Atualmente o grupo está em processo de ampliação, passando para oito bolsistas e cinco não bolsistas, orientados pelas tutoras professoras Patrícia Bhering Fialho e Ana Cecília Estevão.

Neste primeiro semestre de atuação, as atividades do grupo foram voltadas ao atendimento do seu objetivo que consiste no compromisso em contribuir com o desenvolvimento de práticas e experiências pedagógicas para a formação de um Engenheiro Civil ético, cidadão e apto a trabalhar com as demandas atuais do mercado sem perder a sensibilidade e o compromisso com as questões ambientais e a inclusão social.  Este Grupo PET buscou, ainda, integrar bolsistas e não bolsistas com os alunos, professores e servidores da graduação, viabilizando a troca de experiências entre os grupos e o aprendizado mútuo.

Abaixo estão algumas atividades realizadas neste período.

ATIVIDADES DE ENSINO

  1. Curso básico de elaboração e atualização de currículo na plataforma Lattes/CNPq

 Curso ministrado pela professora Tutora Patrícia Bhering Fialho aos demais integrantes do grupo. O conteúdo do curso abordou, dentre outras questões, as etapas de elaboração de um currículo Lattes e a inserção de informações no portal.

noticia1

Figura – Elaboração do Currículo Lattes

 

  1. Treinamento para Oratória

Atividade coordenada pelo aluno Felipe Nery, está sendo realizada com exposição na forma oral de artigos científicos e/ou curiosidades, abordando assuntos relacionados à Engenharia civil.

noticia2

Figura – Atividade introdutória de oratória

  1. Curso básico Inclusão e acessibilidade arquitetônica

O minicurso foi ministrado por um aluno petiano Lucas Alves Gonçalves com apoio das tutoras. A atividade abordou os critérios de projeto estabelecidos pela norma de Acessibilidade da ABNT 9050:2015 e contou com a participação de alunos do primeiro ano do curso técnico em edificações que apresentaram maquetes de edificações elaboradas em conformidade com esta norma. Em adição, houve uma vivência das dificuldades de locomoção de pessoas com deficiências com uso de equipamentos como cadeira de rodas, muleta, andador, “tapa olho” simulando a deficiência visual e bengala.

 noticia3  noticia4
Figura  – Aula teórica Figura – Atividade prática

 

  1. PETcivilEnglish

Esta atividade foi apresentada a cada 15 dias por um petiano aos demais membros do grupo e a professora Cotutora Ana Cecília Estevão. A atividade, coordenada pelo aluno Thiago Antunes de Figueiredo consistiu em leituras, apresentações e discussões de artigos e termos técnicos na língua inglesa, voltadas a área da Engenharia Civil.

 noticia5  noticia6
Figura – Atividade inaugura. Figura – Apresentação

  1. PET Tour

A atividade foi realizada por meio de visitas orientadas visando possibilitar a comparação entre as teorias abordadas em sala de aula/literatura estudada e as cidades construídas. Foram realizadas duas visitas. Uma para São Paulo e outra a Belo Horizonte.

  • São Paulo

Roteiro: Centro Histórico:Edifício Copan; Edifício Itália; Edifício e Galeria Califórnia; Teatro Municipal; Viaduto do Chá; Centro Cultural Banco do Brasil; Praça da Sé. No domingo, o roteiro contemplou visitação interna ao SESC Pompeia e ao Memorial da América Latina e Ibirapuera.

noticia7

Figura – Fotos do grupo na viagem à São Paulo

 

  • Belo Horizonte

Roteiro: contemplou as edificações Estádio Mineirão; Igreja da Pampulha; Casa do Baile; Casa Fiat de Cultura – Palácio dos Despachos;Biblioteca Luiz Estadual De Bessa; Palácio da Liberdade; Edifício Niemeyer; CCBB; Edifício IPSEMG; Memorial Vale; Museu Gerdau; Espaço de Conhecimento UFMG; Prédio Rainha da Sucata.

noticia8

Figura- Visita Mineirão

ATIVIDADES DE PESQUISA

Em 2016 foram desenvolvidas pelo grupo três pesquisas: “Diagnóstico das intervenções construtivas realizadas em Habitações de Interesse Social no município de Curvelo, MG”, “Condições de acessibilidade em instituições de ensino: a educação inclusiva na unidade Curvelo do CEFET-MG”, “Avaliação das condições de acessibilidade de praças públicas do município de Curvelo- MG”.

noticia9

Figura – Entrevista sendo realizada pelo petiano Lucas

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

  1. Página do PET – Engenharia civil Curvelo no facebook

A página facebook do PET – Engenharia civil foi criada em agosto de 2016 com o objetivo de divulgar as atividades do grupo, eventos e temas relacionados ao curso.

  1. Recepção dos Calouros de Engenharia Civil

Descrição/ Resumo:Os alunos petianos recepcionaram os calouros de Engenharia civil na primeira semana de agosto 2016. O Grupo PET, com a Tutora e também subcoordenadora do Curso de Engenharia Civil, juntamente com outros Órgãos estudantis (Empresa Junior, CREA Jr, Atlética, NOS e DA) e organizou o evento da “Semana de Acolhimento” na qual foram realizadas palestras, apresentação dos grupos e atividades de socialização. No dia 02 de agosto os petianos, juntamente com o grupo de Extensão “NOS”, organizaram uma palestra com um Engenheiro Civil e fizeram uma apresentação das atividades do Grupo.

noticia10

Figura – Apresentação do PET na semana de acolhimento

 

  1. Escritório público de assistência técnica

Através da implantação de um escritório publico de práticas de engenharia os petianos atendem a comunidade de Curvelo direcionando as soluções adotadas com vistas ao desenvolvimento sustentável em todos os seus aspectos: ambiental, econômico e social. A metodologia envolve pesquisas sobre certificações ambientais, patrimônio histórico como estratégia de sustentabilidade, acessibilidade em edificações e espaços de uso público segundo a NBR9050/15, habitação de interesse social em Minas Gerais e a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social segundo a Lei 11.888/08

Relação dos atendimentos realizados em 2016:

  • Projeto e acompanhamento de obra para reformas das sedes das instituições Novo Mundo e do projeto social “sopro de Vida” que atendem crianças, no contra turno escolar, no município de Curvelo.
  • Projeto e acompanhamento de obra para reforma da residência de clientes
  • Projeto e acompanhamento de obra para reforma da residência de clientes
 noticia11  noticia12
Figura  – Medição da edificação Figura  – Levantamento topográfico

 noticia13  noticia14
Figura  – Inspeção predial Figura  – Levantamento topográfico