MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Engenharia Civil de Curvelo é reconhecida com nota 4 pelo Ministério da Educação

Quinta-feira, 1 de junho de 2017

MEC se baseia na organização didático-pedagógica, no corpo docente e na infraestrutura para dar notas aos cursos de graduação

Mais um curso de graduação do CEFET-MG é qualificado positivamente pelo Ministério da Educação (MEC): o curso de Engenharia Civil da Unidade Curvelo acaba de ser avaliado e reconhecido com nota 4. O MEC se baseia na organização didático-pedagógica, no corpo docente e na infraestrutura para dar notas aos cursos de graduação.

Entre os dias 11 e 12 de maio, a Unidade Curvelo recebeu dois integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis), que além de visitarem as instalações, participaram de reuniões com gestores institucionais, com a coordenação do curso, professores, técnicos administrativos e alunos. Os avaliadores verificaram, in loco, as informações prestadas por meio do Sistema e-MEC, como o atendimento aos Requisitos Legais e Normativos, a oferta da Disciplina da Língua Brasileira de Sinais (Libras) dentre outros, e o atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Engenharia Civil.

Dentre os vários critérios de análise, aqueles ligados ao corpo docente tiveram as notas mais altas. A atuação da coordenação, o alto percentual de professores com pós-graduação stricto sensu e o número de professores com experiência de pelo menos três anos no magistério superior foram alguns dos quesitos avaliados com a nota máxima (5).

Segundo o diretor de Graduação do CEFET-MG, professor Moacir França, os esforços e a dedicação de todos os servidores da Unidade Curvelo, profundamente envolvidos com o processo de avaliação, a qualidade do corpo docente e a dedicação dos alunos foram determinantes para o excelente resultado alcançado.

A diretora da Unidade, professora Lourdiane Gonzaga, atribui a nota à consolidação de demandas para o funcionamento do curso com a implementação de melhorias físicas, tecnológicas, de pesquisa e extensão, principalmente no último ano. “A comunidade cefetiana em Curvelo sentiu-se honrada e recebeu o conceito 4 com empolgação diante do empenho de todos para uma educação de qualidade. Que possamos continuar trabalhando juntos para a realização de novas conquistas”, comemora. Lourdiane participou da implantação do curso e foi coordenadora até maio de 2016. Atualmente, o curso é coordenado pela professora Luciana Patrícia Ferreira. A diretora explica ainda que o próximo passo é orientar os nossos alunos que irão participar pela primeira vez do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), em novembro de 2017.

O curso de Engenharia Civil em Curvelo foi autorizado em 2012, tendo recebido as primeiras turmas no mês de novembro daquele ano. Atualmente oferta 40 vagas no turno noturno.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG