MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Campus Curvelo do CEFET-MG recebe alunos da rede pública em Gincana Eco Sustentável

Sexta-feira, 24 de novembro de 2017

No dia 18 de novembro de 2017 aconteceu a I Gincana Eco Sustentável promovida pela coordenação do Curso Técnico de Meio Ambiente no CEFET-MG, Unidade Curvelo. A Gincana contou com a participação de 4 escolas estaduais: Escola Estadual Interventor Alcides Lins, Escola Estadual Irmã Clarentina, Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso e Escola Estadual Bolivar de Freitas.  O evento culminou no fechamento do projeto interdisciplinar do curso, ano 2017, proporcionando aos discentes o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para elaborar e gerir um grande projeto de Educação Ambiental, além de favorecer o conhecimento sobre gestão de resíduos sólidos aos alunos das escolas estaduais da cidade de Curvelo.

O Projeto consistiu em três etapas: na primeira, desenvolveram-se palestras e minicursos com o objetivo de ampliar a abrangência do conhecimento e informações sobre questões ambientais da atualidade, quando os alunos do ensino fundamental puderam aprender conceitos ambientais básicos como a reutilização, reciclagem, sustentabilidade, manejo e gestão de resíduos sólidos, entre outros. A segunda etapa correspondeu a 1° etapa da gincana, que ocorreu em cada uma das escolas estaduais participantes, em que os alunos do 6° ano do ensino fundamental foram divididos em equipes de 10 alunos. As provas foram relacionadas à temática ambiental, como grito de guerra, produção de brinquedo a partir de resíduos reutilizáveis, coleta e pesagem de resíduo destinado à reciclagem, entre outras. A terceira etapa consistiu na gincana ambiental no CEFET-MG, Campus Curvelo, apresentação das provas de grito de guerra, paródia, jingle, mascote, exposição de brinquedos com materiais reutilizáveis, quiz e desfile de roupas elaboradas a partir de materiais reutilizáveis. Cada equipe foi organizada pelos alunos do terceiro ano, que juntamente com alunos do primeiro e segundo ano formaram uma equipe com cada respectiva escola, o que possibilitou maior interação e desenvolvimento de trabalho em equipe, considerando as particularidades da idade e capacidade de desenvolvimento das atividades.

A escola ganhadora foi a Escola Estadual Interventor Alcides Lins, premiada com uma geladeira, doada pelo programa de Eficiência Energética da CEMIG. A gincana contou também com o apoio da Fundação CEFETMINAS, professores e alunos da Unidade Curvelo.

gincana-1

I Gincana Eco Sustentável do CEFET-MG Unidade Curvelo.

 gincana-2

I Gincana Eco Sustentável do CEFET-MG Unidade Curvelo: Brinquedos feitos de material reutilizável.

 gincana-3

I Gincana Eco Sustentável do CEFET-MG Unidade Curvelo.

gincana-4

I Gincana Eco Sustentável do CEFET-MG Unidade Curvelo: Desfile de roupas elaboradas a partir de materiais reutilizáveis.

 gincana-5

I Gincana Eco Sustentável do CEFET-MG Unidade Curvelo: Desfile de roupas elaboradas a partir de materiais reutilizáveis.

 gincana-6

I Gincana Eco Sustentável do CEFET-MG Unidade Curvelo: Desfile de roupas elaboradas a partir de materiais reutilizáveis.

gincana-7

I Gincana Eco Sustentável do CEFET-MG Unidade Curvelo: Equipe ganhadora – alunos do CEFET e alunos da Escola Estadual Interventor Alcides Lins.

gincana-8

I Gincana Eco Sustentável do CEFET-MG Unidade Curvelo: Premiação doada pelo programa de Eficiência Energética da CEMIG e oferecida à Escola Estadual Interventor Alcides Lins, ganhadora da Gincana.