MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto: “Um Controlador de Carga Fotovoltaico Inteligente de Baixo Custo” participa da FEBRACE

Quarta-feira, 2 de maio de 2018

Entre os dias 13 e 15 de março de 2018 foi realizada, na Universidade de São Paulo, a 16° Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) que se trata de “um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica”. O evento reúne jovens cientistas de todo Brasil que apresentam trabalhos desenvolvidos em diferentes áreas das ciências e da engenharia.

Neste ano, um dos projetos finalistas foi da área de Engenharia Elétrica desenvolvido no CEFET-MG Campus Curvelo pela aluna do curso Técnico em Eletrotécnica, Paloma Azevedo Costa, sob orientação do Prof. Bruno Macedo Gonçalves e o coorientação do Prof. Emanuel Philipe P. S. Ramos, intitulado: “Um Controlador de Carga Fotovoltaico Inteligente de Baixo Custo”.

Este controlador, quando acoplado a sistemas fotovoltaicos, é capaz de aumentar a eficiência global do sistema por meio da implementação de técnicas de controle e de um sistema de resfriamento do painel. O baixo custo do sistema está relacionado à pequena quantidade de gastos na produção do protótipo, que custou cerca de R$ 250 reais, sendo considerado um preço muito reduzido quando comparado a outros tipos de controladores de cargas existentes no mercado.

O trabalho conta, ainda, com um display LCD, para monitoramento local e comunicação wirelles, para monitoramento remoto. Paralelamente à construção do projeto, foi desenvolvido um software em Delphy que oferece ao usuário a possibilidade de analisar os dados obtidos no seu sistema e de fazer as alterações que mais se adequem à sua necessidade. O protótipo  encontra-se em fase de testes, entretanto, já demonstrou um aumento considerável na eficiência do sistema quando comparado a sistemas fotovoltaicos que não possuem nenhum tipo de algoritmo de controle.

O projeto foi contemplado com duas premiações no evento: o Prêmio “Anna Frida Hoffman”, na categoria Engenharia – Individual e o credenciamento com isenção da taxa de inscrição para o evento “Infomatrix Brasil”, realizado pela Solacyt (Sociedad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia), na cidade de Lages, em Santa Catarina.

credenciamento-infomatrix-1

premio-anna-frida-hoffman