CEFET-MG

Apresentação

O CEFET-MG é uma Instituição Federal de Ensino com atuação no Estado de Minas Gerais, fruto da transformação da Escola Técnica Federal de Minas Gerais em Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

O CEFET-MG é uma autarquia de regime especial, vinculada ao MEC, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didática e disciplinar; é uma Instituição Pública de Ensino no âmbito da Educação Tecnológica, que abrange os níveis médio e superior de ensino e contempla, de forma indissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada. Dessa forma, oferta os cursos técnicos de nível médio norteados pela excelência e pela oferta pública e gratuita do ensino.

O CEFET-MG tem sua sede em Belo Horizonte – BH, cuja Região Metropolitana compreende trinta e quatro municípios. A Instituição possui três campi em BH, um em Contagem e sete nas Regiões da Zona da Mata (Leopoldina), do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (Araxá), do Oeste de Minas (Divinópolis), do Vale do Aço (Timóteo), do Sul de Minas (Varginha e Nepomuceno) e Central (Curvelo).

A Unidade recebeu suas primeiras turmas em fevereiro de 2010 com o objetivo de habilitar técnicos de nível médio nos cursos integrados de Eletrotécnica, Edificações e Meio Ambiente. Em 2012, atendendo as novas carências da região e cumprindo o seu papel social, a Unidade Curvelo iniciou o seu primeiro Curso Superior em Engenharia Civil. Além desses cursos, atualmente, são ofertados cursos na modalidade a distância em Meio Ambiente, Eletroeletrônica e Informática para a Internet. A instituição conta ainda com projetos de pesquisa e extensão, porque acredita que é a partir deles que o cenário do município de Curvelo vai sendo estudado e desenvolvido.

A Unidade Curvelo

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)Unidade de Curvelo foi criado em 2010 com o objetivo de atender às demandas de mercado da região central do estado, em especial às encontradas na cidade de Curvelo, as quais exercem influências nos polos econômico, administrativo e educacional.

A Unidade recebeu suas primeiras turmas em fevereiro de 2010 com o objetivo de habilitar técnicos de nível médio nos cursos integrados de Eletrotécnica, Edificações e Meio Ambiente. Em 2012, atendendo as novas carências da região e cumprindo o seu papel social, a Unidade Curvelo iniciou o seu primeiro Curso Superior em Engenharia Civil.

Diante de uma expressiva procura por formação especializada, a implantação de uma Unidade do CEFET-MG visa atender ao grande contingente de candidatos ao ensino médio e ao ensino superior que buscam por vagas numa rede de ensino qualificada e anseiam por uma formação profissional.

A Unidade busca oferecer, simultaneamente, uma alternativa para a população jovem e uma resposta concreta diante da demanda por formação de profissionais para os setores industriais, construção civil e de serviços, nos quais o CEFET-MG possui destacada atuação.