MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Curso de Extensão:FCFV Solar – Formação Continuada em energia Solar FotoVoltaica – CEFET-Curvelo

IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE: Curso de Extensão:FCFV Solar – Formação Continuada em energia Solar FotoVoltaica – CEFET-Curvelo

PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Neolmar de Matos Filho

neolmar.matos@cefetmg.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7489676045597472

CO-ORIENTADORES

Luciana Patricia Ferreira

Ailton  Lopes Souza

ALUNOS:

Ana Luiza de Freitas Martins

Guilherme Mendes Costa Teixeira

Thaís de Souza Moreira Martins

Thais Gomes Penha dos Santos

CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

METODOLOGIA: Seleção dos alunos voluntários, através de edital de seleção, preferencialmente alunos matriculados no segundo ano do curso técnico em Eletrotécnica ou do curso de Engenharia Civil do CEFET-MG na Unidade de Curvelo, com facilidade e interesse nos conceitos de instalações elétricas e energias renováveis. Os aprovados procederão à pesquisa bibliográfica do estado da arte sobre a geração fotovoltaica e elaboração do material didático que será utilizado no curso, permitindo ao estudante entender os princípios básicos da conversão fotovoltaica, conhecer os principais componentes dos sistemas fotovoltaicos e também explicar os princípios e conceitos básicos da radiação solar e sua influência na conversão energética. Os instrutores serão responsáveis por organizar o conteúdo das atividades, divulgar o curso, ministrar as aulas, produzir relatórios em formato científico e divulgar a experiência por meio de foto e texto nas redes sociais com o apoio dos orientadores.

PÚBLICO-ALVO: Alunos, eletricistas, projetistas, técnicos, empresários e demais profissionais interessados em entender como funciona a tecnologia, suas particularidades, oportunidades do mercado brasileiro, interessados em abrir empresa no segmento, expandir os negócios com novos produtos e serviços ou atuar como consultor.

DIVULGAÇÃO: A divulgação será através de panfletos distribuídos em Curvelo e região bem como nas redes sociais, no site do CEFET-MG e na rádio comunitária de Curvelo.

VAGAS E PROGRAMAÇÃO:  A primeira turma do curso foi formada durante a III Feira de Engenharia e Inovação Tecnológica do CEFET-MG Unidade Curvelo com 19 participantes. A segunda turma do curso foi formada durante o II Fórum de Pesquisa e Extensão: Construção de Cidades Sustentáveis do CEFET-MG Unidade Curvelo com 82 participantes. A terceira turma do curso está prevista para acontecer no dia 27 de outubro de 2017 na  13ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG Unidade Curvelo. No final deste período pretendemos formar pelo menos 150 pessoas.

PRÉ-REQUISITOS PARA CURSAR: Ser alfabetizado, apresentar identificação comprovando idade mínima de 14 anos, preencher ficha de inscrição.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO: 1. Conceitos fundamentais de eletricidade básica e energia solar fotovoltaica. 2. Noções de geometria solar, irradiância e insolação. 3. Funcionamento das células fotovoltaicas e suas características técnicas 4. Cálculo da energia produzida pelos módulos e sistemas fotovoltaicos. 5. Dimensionamento de componentes: sistemas fotovoltaicos autônomos (off-grid) e conectados à rede (grid-tie). 6. Conhecimento da atualidade normativa do sistema fotovoltaico no Brasil. 7. Cálculo da energia produzida e análise da viabilidade econômica de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica. 8. Avaliação e pesquisa de satisfação do curso.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: O projeto será acompanhado pelo orientador através de reuniões semanais com a equipe de trabalho com definição de objetivos e metas obedecendo ao cronograma proposto. Após o término de cada curso a equipe de trabalho irá avaliar as pesquisas de avaliação dos cursos, gerando relatórios de desempenhos e propondo melhorias e ajustes necessários.

CERTIFICADO: Todo participante receberá um certificado oficial do CEFET-MG. O certificado conterá o nome do aluno, o título do curso, a carga horária e a data de realização.

EQUIPE DE TRABALHO: A equipe será formada pelos professores orientadores e 4 alunos voluntários. Prof. Ailton Lopes Souza é doutor em Engenharia Elétrica do Departamento de Eletroeletrônica do CEFET-Curvelo. Prof. Neolmar de Matos Filho é mestre em Engenharia Elétrica do Departamento de Eletroeletrônica do CEFET-Curvelo. Atualmente é Presidente da Câmara Técnica de Integração Tecnológica do Conselho de Desenvolvimento de Curvelo, coordenador local do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica e também da Nascente Incubadora de Empresas do CEFETCurvelo. Profa. Luciana Patrícia Ferreira é mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG pertence ao Departamento de Engenharia Civil e Meio Ambiente do CEFET-Curvelo. Orientadora dos projetos de extensão “Projeto Social – Curso Aberto AutoCAD”, “Apoio Técnico ao Projeto de Equoterapia de Curvelo” e “Cursos Abertos de Inclusão e Reciclagem Profissional de Curvelo”

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS: 150

Fotos:

Fotografia 1 – Curso ofertado durante o II Fórum de Pesquisa e Extensão: Cidades Sustentáveis

energia-solar

Fonte: Cedido pelo Orientador do projeto.