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CEFET-MG

Cursos abertos de CAD e BIM

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE: Projeto Social – Cursos Abertos Intercampi de CAD e BIM

PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Cristina Guimarães

email

Link do Lattes:

ALUNOS:

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO:

PÚBLICO-ALVO: Alunos do CEFET e outras faculdades,  projetistas, técnicos, empresários e profissionais ligados à construção civil, interessados em aprender, aprimorar e certificar-se no ambito destes softwares. (Ver item difusão).

 

SELEÇÃO/FORMAÇÃO DE INSTRUTORES: A partir de avaliação e seleção serão selecionados os instrutores bolsistas e os voluntários que passarão por um mês de treinamento para desenvolver suas atividades.

 

METODOLOGIA DOS CURSOS: INSTRUTORES: Os instrutores selecionados aplicam os cursos em suas respectivas unidades podendo intercambiar sua ação entre unidades com objetivo de gerar variedade de cursos. Sua tarefa se inicia com treinamento e pesquisa com desenvolvimento de material didático a ser utilizado no curso. DURAÇÃO E HORÁRIOS: Cada curso será oferecido por duplas de instrutores, para duas turmas semestrais de no mínimo 10 alunos cada sendo veiculada em 1 edição semestral perfazendo um total de 30 beneficiários por semestre por unidade. Os monitores se revezarão em ação conjunta em sala para ampliar o atendimento individual. Cada curso constará de 24 h/a com 2h/a (110 minutos) semanais e serão ministrados nas salas de informática das respectivas unidades do CEFET/MG envolvidas no projeto. Cursos compactos poderão ser oferecidos em períodos de férias ou durante eventos.

PLANEJAMENTOS:

  1. Para os CURSOS CAD as atividades a serem desenvolvidas terão como parâmetro mínimo o planejamento de aulas a seguir: 1-Síntese do Programa / Interface / Manipulação de arquivos. 2-Visualização do desenho / Criação e modificação com precisão. 3 – Organização de camadas – Solução de exercícios e dúvidas. 4- Avaliação. 5 Criação e modificação de texto / Propriedades e informações de objetos. 6 – Blocos / Hachuras. 7 – Cotagem de desenho técnico e arquitetônico. 8 – Solução de exercícios e dúvidas. 9 – Avaliação. 10 – Layouts e impressão do desenho. 11 – Auxilio para Confecção de trabalho final. 12 -Avaliação Final.
  2. Para os CURSOS BIM as atividades a serem desenvolvidas terão como parâmetro mínimo o planejamento de aulas a seguir: 1-Interface e configuração/ Browser, Properties Norte. 2-Fundação (blocos, pilares e vigas)/Talude. 3 – Paredes, pisos, portas e janelas. 4- Avaliação. 5 Escadas/Rampas e piso inclinado/Telhado. 6 – Formatação de textos e cotas. 7 – Configuração de material/ Renderização. 8 – Avaliação. 9. Topografia (modelagem de terreno e platô)/Inserção de níveis, configuração de pé-direito. 10 – Modelagem de um prédio (grupos e multiplicação). 11 – Configuração de prancha e escalas/

Exportação para Autocad e Sketchup. 12 -Avaliação Final.

  1. OUTROS CURSOS de base CAD/BIM contarão com o seguinte planejamento base: 1.Reconhecimento do software e comandos básicos. 2. Comandos avançados e proposta de trabalho final. 3. Tira-duvidas e apoio a execução de trabalho. Sempre com avaliações periódicas de desempenho e controle de frequência.

 

SELEÇÃO DOS BENEFICIARIOS DO CURSO: As vagas terão reserva de 50% minimo para a comunidade e acontecerão por ordem de inscrição (inscriçoes via formulário pela internet), será criada uma lista de espera para excedentes.

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: Os cursos serão de natureza pratica com exercicios em todos os encontros. Após a realização de cada aula cada participante será estimulado a avaliar o próprio trabalho, visando a melhoria  e os ajustes necessários. As avaliações serão realizadas cada 3 aulas com correção para apontar e buscar sanar as falências.  A aprovação do beneficiário para obtenção de certificado se dará com mínimo 60% de aproveitamento e 75% de frequência.

 

AVALIAÇÃO DOS CURSOS: O instrumento de avaliação utilizado ao final do curso e será um questionário em que os partciipantes poderão manifestar seu nível de satisfação, atendimento das expectativas e sugestões.

 

ACOMPANHAMENTO DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS: Quanto ao acompanhamento, os professores irão reunir a cada 15 dias para análise e direcionamento. O suporte ao aluno instrutor será continuo via meios eletrônicos para esclarecimentos de dúvidas e acompanhamento de tarefas.

Cada aula deverá ter lista de presença, fotos e ser documentada em diário de bordo. Será preparado relatório com dados estatísticos evidenciando o projeto em formato de dados. Os indicadores do projeto serão divulgados via rede social, em forma de: fotos, gráficos e minirelatórios com parecer final dos orientadores. Durante o processo serão veiculados videos produzidos pelos instrutores com tutoriais para solucionar duvidas frequentes detectadas em aula. O relatório final consolidado e preparo de 1vbanner, será apresentado pelo instrutor ao fim de suas atividades no projeto como base para exposição do trabalho e apresentação em congresos e eventos.

 

EQUIPE DE TRABALHO: A equipe será formada por 5 professores orientadores em 3 unidades do CEFET/MG e 6 alunos (2 por unidade) sendo 2 bolsistas de extensao e 4 voluntários. Este projeto segue a lógica do Projeto Social – Cursos Abertos de CAD executado em Curvelo no ano de 2015, ampliando sua ação para uma proposta intercampi com intercambio de docentes para promover maior variedade de cursos na área CAD e BIM e oferecer mais opções aos beneficiários.

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS:90

ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM OUTUBRO DE 2016: