CEFET-MG

Educação ambiental e horta permacultura

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE: Educação ambiental e horta permacultura no CEFET-MG

PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Glenda Aparecida de Carvalho

glenda@contagem.cefetmg.br

CO-ORIENTADOR:

Ana Cecília Estevão

anacestevao@yahoo.com.br

Taíza de Pinho Barroso Lucas

taizapinho@curvelo.cefetmg.br

Fernanda Sales Rodrigues de Souza

fernandasales@curvelo.cefetmg.br

ALUNOS:

BOLSISTA

Thiago Antunes de Figueiredo

VOLUNTÁRIOS

Lucas Gabriel Fernandes da Silva

Nataly Cristine Oliveira Campos

Eduarda Matos de Paula

João Paulo Santos Martins

Andre Luiz Reis de Souza

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Objetivo:

Promover a conscientização ambiental na comunidade escolar através de cursos sobre a importância ambiental e social da reciclagem, a importância da horta orgânica e da alimentação saudável.

Promover a conscientização ambiental em alunos/professores/famílias de escolas da rede pública municipal/estadual próximas à Unidade através de cursos sobre a importância ambiental e social da reciclagem, a importância da horta orgânica e da alimentação saudável.

Implantar a horta permacultura nas unidades Contagem, Curvelo e Divinópolis e promover a disseminação do conhecimento sobre o cultivo da horta orgânica e da compostagem para os alunos do CEFET-MG e a comunidade escolar circunvizinha das Unidades.

Promover a interdisciplinaridade entre meio ambiente/educação ambiental/eletroeletrônica.

Metodologia:

Educação ambiental e sustentabilidade

Serão selecionados 03 bolsistas da unidade Contagem, de preferência dos cursos técnicos em Controle Ambiental e eletroeletrônica. De acordo com o cronograma das atividades eles aturarão em:

  • Estudar sobre a aplicação da disciplina Educação Ambiental e Sustentabilidade na comunidade escolar. Temas: Reciclagem- importância ambiental e social. Horta orgânica- Por que e como fazer?
  • Pesquisar, planejar, documentar, montar e testar um sistema automático de irrigação, buscando a otimização no uso da água e desenvolvimento de sistema automatizado de baixo custo e de fácil acesso para uso domiciliar.
  • Confeccionar uma cartilha informativa sobre a educação ambiental na comunidade escolar: material reciclável e a reciclagem, importância da horta orgânica. A cartilha será ilustrativa e atrativa para chamar a atenção do público alvo.
  • Confeccionar uma cartilha informativa sobre montagem e manutenção do sistema automático de irrigação de hortas, para uso doméstico e de baixo custo.
  • Ministrar dois cursos sobre a importância da reciclagem para os funcionários da conservo (encontros em momentos diferentes, um no início do projeto e outro após o início da separação dos recicláveis) Cada encontro terá a duração de 100 minutos aproximadamente.
  • Oferecer o curso sobre a importância da reciclagem e quais materiais são recicláveis para os servidores do CEFET unidade Contagem (um encontro). Duração de 100 minutos aproximadamente.
  • Oferecer o curso sobre a importância da reciclagem para os alunos do CEFET unidade Contagem (três encontros, um para cada curso da unidade). Duração de 100 minutos aproximadamente.
  • Oferecer o curso sobre a importância da reciclagem, horta orgânica e alimentação saudável para alunos e professores de duas escolas públicas da região do bairro Industrial/Eldorado a serem selecionadas. O curso oferecido a estes alunos tem também o objetivo de atingir o ambiente familiar. O formato do curso deverá ser mais lúdico, com duração aproximada de 100 minutos. O curso poderá ser ofertado para mais escolas de acordo com a demanda e disponibilidade de horários.
  • Oferecer o curso sobre instalação e manutenção do sistema automático de irrigação, abordando a viabilidade de implantação em projetos de baixo custo que viabilizam a utilização doméstica. Duração de 100 minutos aproximadamente.

Os alunos bolsistas também estarão envolvidos na implantação e na manutenção da horta permacultura.

As hortas serão implantadas nas seguintes unidades:

  • Sede definitiva da Unidade Contagem que fica no bairro Cabral (justificativa: já foram plantadas 20 árvores na unidade que serão monitoradas pelos professores responsáveis).
  • Unidade Divinópolis
  • Unidade Curvelo (continuação e automatização da horta já existente)

As hortas serão implantadas com estrutura circular, com uma área de, aproximadamente, 9 m2, obedecendo à variedade de verduras e legumes de acordo com espécie e as estações do ano.

A irrigação será automatizada com controle de umidade e temperatura para o fornecimento de água necessária aos vegetais, buscando a otimização no uso da água e desenvolvimento de sistema automatizado de baixo custo e de fácil acesso para uso domiciliar.

As unidades de Curvelo e Divinópolis terão, cada uma, um bolsista para as atividades da horta permacultura.

Semana do meio ambiente: Semana que envolve o dia 05 de junho

Serão organizados dois seminários, em 2017 e 2018, com participação de palestrantes, minicursos e workshop sobre temas relacionados ao meio ambiente.

Os seminários serão abertos à comunidade, com minicursos sobre o plantio de hortas permaculturas, confecção de composteiras, separação de materiais recicláveis, montagem e manutenção de um sistema automático de irrigação de baixo custo para hortas domiciliares.

Para o público interno serão oferecidas, além dos minicursos mencionados acima, palestras com temas relacionados ao curso de controle ambiental.

Os seminários ocorrerão em todas as Unidades envolvidas.

Acompanhamento das atividades:

Os alunos bolsistas serão acompanhados de formas diversas:

  • Para o estudo sobre educação ambiental, projeto do sistema automático de irrigação e elaboração de materiais haverá reunião quinzenal com um professor participante do projeto.
  • Para os cursos oferecidos aos funcionários e alunos haverá acompanhamento de pelo menos um membro do projeto.
  • Para a preparação e cultivo da horta permacultura haverá acompanhamento de pelo menos um membro do projeto.
  • Para a montagem e testes do sistema automático de haverá acompanhamento de pelo menos um membro do projeto em cada campus.

O acompanhamento da horta será feito por todos os membros do projeto semanalmente.

O seminário será organizado pelo coordenador do projeto e demais membros, dividindo-se as tarefas e com encontros quinzenais ou semanais conforme a demanda.

Avaliação das atividades:

A avaliação da educação ambiental será contínua através da percepção da mudança de hábitos da comunidade envolvida. Outra avaliação será a implementação da separação de recicláveis na unidade Contagem destinados às cooperativas.

A avaliação da horta permacultura será realizada através de questionários aos envolvidos no projeto e um relatório final.

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS:1000

ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM OUTUBRO DE 2016:

A atividade iniciou neste mês. Estão acontecendo as primeiras reuniões.