MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Entrevista: Anderson Marques da Silva atual coordenador do projeto de extensão “Karatê: Lutando Pela Cidadania”

Como surgiu o projeto de extensão Karatê: lutando pela cidadania?

O projeto surgiu a partir o interesse da própria comunidade. A ideia do Projeto Karatê: lutando pela cidadania teve seu inicio a partir da iniciativa de um morador do bairro, instrutor de karatê, que nos procurou solicitando o empréstimo da quadra poliesportiva para que as aulas de karatê pudessem ser ministradas em local mais apropriado e seguro.

Qual o objetivo do projeto?

O objetivo principal deste projeto é promover a prática do karatê, integrando a comunidade acadêmica do CEFET e a comunidade do bairro Santa Rita. Com a execução do projeto, pretende-se oportunizar crianças e jovens a praticarem o  Karatê, e desenvolver a formação para a cidadania. Busca-se também fortalecer os vínculos entre a comunidade cefetiana e a comunidade do bairro Santa Rita, além de desenvolver a socialização entre os participantes, assim como a interação familiar.

anderson-marques-karate

Como ocorre a participação da comunidade?

A participação da comunidade se dá além da participação nas aulas e na convivência com o grupo, nas palestras e encontros realizados e a serem realizados dentro do projeto.

Quais são as atividades desenvolvidas pelo projeto?

Busca-se oferecer aos participantes e seus familiares oportunidades de discussão de temas de interesse relacionados às questões educacionais, psicológicas, sociais e econômicas; sobretudo na realização de palestras e eventos que possam trabalhar temas afins.

anderson-marques-karate2

Qual o número de pessoas beneficiadas pelo projeto?

Aproximadamente (30) trinta pessoas.

Quais os desafios encontrados durante a realização do projeto?

Os principais desafios encontrados atualmente são as dificuldades de obtenção de recursos públicos para a execução do projeto. O projeto foi aprovado para execução, contudo, sem aprovação de recursos. Outro fator limitador é a situação da quadra poliesportiva não ser coberta, o que inviabiliza sua utilização em dias de chuva.

Quais os resultados obtidos com a realização do projeto até agora?

O que posso destacar como fator principal alcançado até o momento com a execução do projeto é a possibilidade de membros da comunidade freqüentar o Cefet e ver a unidade como espaço de convivência e de fomento à educação, alem da interação social. O esporte é um elemento atuante na formação da disciplina, caráter, humildade, respeito e hierarquia.

anderson-marques-karate3

Quais os planos futuros para o projeto de extensão?

Além da formação solida na questão do caráter e da disciplina, esperamos que com o projeto os adolescentes inseridos possam obter a habilidade necessária para a pratica do Karate como esporte, bem como uma maior abertura da comunidade em relação cefet e do cefet em relação a comunidade.