CEFET-MG

Equoterapia

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE:Adequação do Galpão de Atendimento do Projeto Equoterapia de Curvelo

  1. PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADORA:

Luciana Patrícia Ferreira

lupiferreira@curvelo.cefetmg.br

Link do Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511856D

ALUNOS:

André de Oliveira Faria

Bárbara Ribeiro Costa

Bruno Teodoro da Silva

Francielle Cristina Pereira Diniz

Otávio Valdés Nascimento

CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO:

Objetivos

  • Elaborar um projeto arquitetônico “como construído” do Galpão de Atendimento das crianças com necessidades especiais para envio ao SUS.
  • Elaborar um projeto arquitetônico de adequações do Galpão de Atendimento das crianças com necessidades especiais para envio ao SUS e à Vigilânca Sanitária, de forma a promover a aprovação da ação social da Cidade de Curvelo.
  • Auxiliar na adequação das estruturas existentes para melhorar a usabilidade e fazer correções técnicas nas construções.

A elaboração deste Projeto ocorreu diante da necessidade de regularização das instalações do Galpão utilizado para atendimento das crianças com necessidades especiais do Projeto Equoterapia de Curvelo-MG. Este projeto já está sendo desenvolvido na cidade de Curvelo desde 2013, de forma gratuita para todas as crianças que tenham necessidade de uma terapia diferente. O projeto conta com voluntários da área de fisioterapia e de veterinária e trabalha as dificuldades motoras das crianças por meio de montaria em cavalos.

A Unidade Curvelo do CEFET-MG foi procurada, pois é necessária a entrega de um projeto arquitetônico do galpão jáexistente para dar entrada no processo de regularização no SUS. Além disso, serão necessárias diversas adequações para que a Vigilância Sanitária aprove a área até o final do ano.

O intuito desta parceria é auxiliar o Projeto Equoterapia obter estas aprovações, para que possa passar a receber apoio financeiro de instituições públicas.

O projeto terá duração máxima de 10 meses, dividido em três etapas de atividades:

  1. Elaboração do projeto arquitetônico “como construído”;
  2. Elaboração do projeto arquitetônico de adequações;

Estas duas primeiras etapas serão realizadas com medições no local e desenhos nos computadores dos Laboratórios de Informática da Unidade Curvelo do CEFT-MG.

Com o projeto de adequações pronto, será possível prever como os alunos do CEFET poderão auxiliar na parte prática, utilizando o Projeto Equoterapia como um laboratório de construção civil avançado.

  1. Acompanhamento e orientações técnicas para a execução das adequações necessárias dentro do prazo de duração do projeto.

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS:20

ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM NOVEMBRO DE 2015:

O projeto apoio técnico à Equoterapia está finalizando a etapa de relatórios constando de:

– Planilha, Cronograma, Memória – Equoterapia (adequações patologia)

-Memorial descritivo

-Desenho com proposta de drenagem no muro de arrimo

-Readequação arquitetônica para cumprir exigências da secretaria de saúde

 

Será interrompido para aguardar a tramitação de aprovação pela comissão da extensão como projeto voluntário. (o atraso da análise ocorreu por motivo de greve de funcionários e até o momento não ocorreu regularização no processo)

 

FOTOS:

equoterapia-1 equoterapia-2