CEFET-MG

Estudo do solo para Centro de Distribuição-PNAE Ano 1

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE:Estudo do solo de Curvelo-MG para criar um Centro de Distribuição para o PNAE

  1. PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Juliana Reinert

jureinert@curvelo.cefetmg.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7993884470620483

CO-ORIENTADOR:

Anderson Moreira de Vasconcelos

anderson@curvelo.cefetmg.br

Link do Lattes:

ALUNOS:

Laura de Almeida Paula (Bolsista Extensão)

Francielle Cristina Pereira Diniz (Bolsista Extensão)

Rafael Christovam Junior (Voluntário)

Paulo Henrique Alves Leite (Bolsista BCE)

Charliton Henrique Azevedo (Bolsista BCE)

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO:

A elaboração deste Projeto ocorreu diante da necessidade de criação de um Centro de Distribuição de produtos oriundos da agricultura familiar, idealizado por Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA e CODEC, que irá beneficiar cerca de 40 produtores rurais.

O Centro de Distribuição pretende atender os mercados locais, dentre os quais se destacam o Programa de Alimentação Escolar – PNAE, compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar, e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, aquisição de alimentos por meio de Chamadas Públicas Individuais ou Coletivas.

O intuito desta parceria é conscientizar o produtor rural da importância de se conhecer o tipo de solo existente na sua propriedade, de forma a garantir o melhor uso de recursos, promovendo qualidade, produtividade e rentabilidade em sua plantação.

A partir dos estudos propostos, pretende-se alcançar os objetivos apresentados, além de alcançar os seguintes resultados diretos e indiretos:

– Produzir mapas dos tipos de solos presentes nas regiões de Curvelo;

– Compartilhar os conhecimentos gerados no processo em todas as etapas, facilitando o trabalho de implantação do Centro de Distribuição de produtos oriundos da agricultura familiar.

– Melhoria da qualidade, aumento da quantidade e diversificação de alimentos ofertados pela agricultura empresarial e pela agricultura familiar;

– Regularidade e segurança alimentar, espaço e infraestrutura adequados, preços justos e competitivos com base e preço de venda;

– Fortalecer a noção de cidadania na comunidade acadêmica do CEFET-MG perante a sociedade;

– Servir como experiência piloto, possibilitando sua projeção para as realidades de outras áreas de conhecimento e incentivando outros projetos do gênero.

Os resultados serão apresentados na META, na EMATER, no IMA e no Conselho de Desenvolvimento de Curvelo para melhor divulgação.

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS: 40

ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM FEVEREIRO DE 2016:

Devido à greve dos técnicos administrativos, os materiais de consumo e os equipamentos permanentes necessários para a condução do projeto tiveram um atraso de 6 meses na sua entrega. Com isso, o cronograma do projeto foi extremamente prejudicado. Como plano de ação para tentar atingir ao menos um dos objetivos do projeto, foi montando um planejamento rigoroso de coleta de solo e ensaios para o período de férias escolares, no qual os bolsistas e voluntários estarão com mais tempo livre para se dedicar ao projeto.

Ao final, foi possível montar os mapas de variabilidade de textura do solo, umidade higroscópica, Limite de Plasticidade e Limite de Liquidez em diversas regiões de Curvelo, porém não abrangeu todas as fazendas que estão sendo acompanhadas pela EMATER nem todos os ensaios necessários por falta de material de consumo. Como parte do nosso compromisso com a Sociedade e os nossos parceiros, IMA e EMATER, pretende-se dar continuação neste projeto no ano de 2016, já contando com apoio reforçado dos parceiros e com a real atuação nas fazendas dos pequenos produtores rurais da região.

FOTOS:

solos-1 solos-2                                   solos-3 solos-4

Coleta de solos em Fazenda em Cordisburgo com acompanhamento da EMATER

solos-5

Visita técnica ao IFMG em Bambuí para aprendizado sobre os ensaios químicos

solos-6

Coleta de solos

solos-7

Ensaio de Limite de plasticidade

solos-8

Coleta de solos

solos-9 solos-10

Ensaios H+Al

solos-11

solos-12

META 2015

solos-13

Mapa de variabilidade do teor de umidade

solos-14

Mapa de variabilidade do teor de argila