CEFET-MG

FCFV Solar – Formação Continuada em energia Solar FotoVoltaica

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE: Curso de Extensão:FCFV Solar – Formação Continuada em energia Solar FotoVoltaica – CEFET-Curvelo

PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Neolmar de Matos Filho

neolmar@curvelo.cefetmg.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7489676045597472

CO-ORIENTADORES

Luciana Patricia Ferreira

Ailton  Lopes Souza

ALUNOS:

Alex Antônio Campos

Ana Luiza de Freitas Martins

Guilherme Mendes Costa Teixeira

Leticia Souza Guedes

Thaís de Souza Moreira Martins

Thais Gomes Penha dos Santos

 

CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

METODOLOGIA: Seleção dos alunos voluntários, através de edital de seleção, preferencialmente alunos matriculados no segundo ano do curso técnico em Eletrotécnica ou do curso de Engenharia Civil do CEFET-MG na Unidade de Curvelo, com facilidade e interesse nos conceitos de instalações elétricas e energias renováveis. Os aprovados procederão à pesquisa bibliográfica do estado da arte sobre a geração fotovoltaica e elaboração do material didático que será utilizado no curso, permitindo ao estudante entender os princípios básicos da conversão fotovoltaica, conhecer os principais componentes dos sistemas fotovoltaicos e também explicar os princípios e conceitos básicos da radiação solar e sua influência na conversão energética. Os instrutores serão responsáveis por organizar o conteúdo das atividades, divulgar o curso, ministrar as aulas, produzir relatórios em formato científico e divulgar a experiência por meio de foto e texto nas redes sociais com o apoio dos orientadores.

PÚBLICO-ALVO: Alunos, eletricistas, projetistas, técnicos, empresários e demais profissionais interessados em entender como funciona a tecnologia, suas particularidades, oportunidades do mercado brasileiro, interessados em abrir empresa no segmento, expandir os negócios com novos produtos e serviços ou atuar como consultor.

DIVULGAÇÃO: A divulgação será através de panfletos distribuídos em Curvelo e região bem como nas redes sociais, no site do CEFET-MG e na rádio comunitária de Curvelo.

VAGAS E PROGRAMAÇÃO:  Durante 5 meses do ano de 2017 serão disponibilizados a cada mês, pelo menos 2 cursos com 15 alunos cada, sendo que a carga horária de cada curso será de 12 horas. Para a realização dos cursos será utilizado o Laboratório de Instalações e Acionamentos Elétricos, localizado no prédio escolar do CEFET-Curvelo nas sextas-feiras das 18:00 às 22:00hs e nos sábados das 9:00 às 12:00hs e das 13:00 às 18:00hs, ou seja, durante 5 meses do ano de 2017 de quinze em quinze dias haverá uma turma do curso. No final deste período pretendemos formar pelo menos 10 turmas oferecendo um total de 150 vagas.

PRÉ-REQUISITOS PARA CURSAR: Ser alfabetizado, apresentar identificação comprovando idade mínima de 14 anos, preencher ficha de inscrição.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO: 1. Conceitos fundamentais de eletricidade básica e energia solar fotovoltaica. 2. Noções de geometria solar, irradiância e insolação. 3. Funcionamento das células fotovoltaicas e suas características técnicas 4. Cálculo da energia produzida pelos módulos e sistemas fotovoltaicos. 5. Dimensionamento de componentes: sistemas fotovoltaicos autônomos (off-grid) e conectados à rede (grid-tie). 6. Conhecimento da atualidade normativa do sistema fotovoltaico no Brasil. 7. Cálculo da energia produzida e análise da viabilidade econômica de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica. 8. Avaliação e pesquisa de satisfação do curso.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: O projeto será acompanhado pelo orientador através de reuniões semanais com a equipe de trabalho com definição de objetivos e metas obedecendo ao cronograma proposto. Após o término de cada curso a equipe de trabalho irá avaliar as pesquisas de avaliação dos cursos, gerando relatórios de desempenhos e propondo melhorias e ajustes necessários.

CERTIFICADO: Todo participante receberá um certificado oficial do CEFET-MG. O certificado conterá o nome do aluno, o título do curso, a carga horária e a data de realização.

EQUIPE DE TRABALHO: A equipe será formada pelos professores orientadores e 6 alunos voluntários. Prof. Ailton Lopes Souza é doutor em Engenharia Elétrica do Departamento de Eletroeletrônica do CEFET-Curvelo. Prof. Neolmar de Matos Filho é mestre em Engenharia Elétrica do Departamento de Eletroeletrônica do CEFET-Curvelo. Atualmente é Presidente da Câmara Técnica de Integração Tecnológica do Conselho de Desenvolvimento de Curvelo, coordenador local do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica e também da Nascente Incubadora de Empresas do CEFETCurvelo. Profa. Luciana Patrícia Ferreira é mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG pertence ao Departamento de Engenharia Civil e Meio Ambiente do CEFET-Curvelo. Orientadora dos projetos de extensão “Projeto Social – Curso Aberto AutoCAD”, “Apoio Técnico ao Projeto de Equoterapia de Curvelo” e “Cursos Abertos de Inclusão e Reciclagem Profissional de Curvelo”

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS:150