CEFET-MG

GEDAI

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE:Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi do CEFET-MG

PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Leonardo Gabriel Diniz

leogabriel@deii.cefetmg.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9863970484893419

ALUNOS:

Paula de Pinha Tavares

Anna Júlia Dourado Moreira

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

1) Astronomia no Vale Aço

Desde 2010, atende às escolas públicas da região e à comunidade em geral por meio de palestras e eventos. Atualmente formalizado como programa de extensão da unidade de Timóteo (RES CD 034/2011, também aprovado no edital CEFET-EXT 2013), o “Astronomia no Vale do Aço” se transformará em um projeto integrante do GEDAI.

2) Astronomia – Primeiros Passos

Curso de formação continuada para professores da Educação Básica. Realizado em 2014 e 2015 com apoio dos editais CEFET-EXT 2014 e 2015, este curso está sendo ofertado novamente este ano. Participam deste projeto professores das unidades de BH e Contagem.

3) GEDAI – Astronomia no Cerrado

De Curvelo, este projeto foi aprovado no edital CEFET-EXT 2015 sem captação de recurso. Mesmo assim, a unidade conseguiu efetuar a compra de dois telescópios no início deste ano e as atividades já foram iniciadas. A atualização deste projeto será submetida ao conselho de extensão.

4) Terça Astronômica –  uma terça por mês, este projeto oferece uma palestra pública de Astronomia seguida de observação astronômica no campus I. Para fins de formalização, este projeto será submetido a este edital (sem pedido de verba).

5) Astronomia na Serra do Rola Moça

Um sábado por mês, é realizado um evento aberto ao público no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Longe da poluição luminosa de BH, este evento conta com uma palestra sobre Astronomia e Ed. Ambiental seguida de observação astronômica no parque. Este projeto também será submetido ao conselho de extensão para sua devida formalização.

6) Astronomia em Varginha

Recentemente, uma professora da unidade de Varginha demonstrou interesse em participar do GEDAI. Atualmente, ela está participando do projeto “Astronomia – Primeiros Passos” com intuito de criar um projeto de extensão em sua unidade no segundo semestre deste ano.

7) Astronomia como ferramenta para o ensino de ed. ambiental

Este projeto promoverá atividades de Ed. Ambiental e combate a poluição luminosa no campus I do CEFET-MG e na E. E. Maurício Murgel. Para fins de formalização, este projeto será submetido a este edital (sem pedido de verba).

Apoio financeiro

As cinco bolsas, que serão divididas entre as diversas unidades (BH, Contagem, Curvelo, Timóteo e Varginha), serão importantes para a manutenção dos projetos existentes e para a implementação dos novos projetos. O apoio financeiro de 16 mil será importante para a compra de novos telescópios, com especial atenção aos novos projetos do programa.

Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão

Com forte caráter interdisciplinar, a Astronomia marca presença nos conteúdos programáticos de diversas disciplinas básicas. Com a participação de professores de várias áreas, as atividades promovidas pelo GEDAI fortalecem o ensino na instituição e possuem um forte potencial para a criação de projetos interdisciplinares. A integração entre pesquisa e extensão também já é uma realidade. No presente ano, por exemplo, existem três projetos Bic-Jr diretamente relacionados ao GEDAI: (1) Abordagem Temática no Ensino de Astronomia: Contribuições da História da Ciência; (2) Astronomia no CEFET-MG – integrando ensino, pesquisa e extensão e (3) Introdução à Astrofísica Estelar e à Modelagem Computacional.

A Jornada de Astronomia GEDAI

Com o intuito de articular e promover a troca de experiência entre os diversos projetos, caberá a coordenação do GEDAI organizar um evento anual, a Jornada de Astronomia GEDAI, que ocorrerá de modo itinerante nas diversas unidades. A primeira Jornada (2015) foi realizada em Timóteo. Além da presença de alunos e professores de várias unidades, com uma programação composta por palestras e relatos de experiência, o evento contou com a presença de professores da região do Vale do Aço. O segundo encontro (2016) será sediado pela unidade de Curvelo.

Acompanhamento e avaliação

Também caberá a coordenação do GEDAI manter uma interação contínua com os coordenadores de cada projeto, promovendo um contínuo acompanhamento dos mesmos e suas devidas formalizações junto à DEDC.

Experiência do coordenador em extensão

Devido ao limite máximo de caracteres, este item será anexado em um documento a parte.

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS:10 mil

ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM OUTUBRO DE 2016:

FOTOS:

gedai-1 gedai-2 gedai-3 gedai-4 gedai-5 gedai-6 gedai-7 gedai-8 gedai-9 gedai-10 gedai-11 gedai-12 gedai-13 gedai-14