CEFET-MG

Horta orgânica no CEFET-MG unidade Curvelo

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE: Horta Orgânica no CEFET-MG Unidade Curvelo

PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Fernanda Sales Rodrigues de Souza

fernandasales@curvelo.cefetmg.br

Link do Lattes:http://lattes.cnpq.br/5728673154621656

ALUNOS:

Ricardo Barbosa Soares

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO:

Metodologia

Na fase inicial serão realizadas pesquisas e palestras abordando assuntos sobre meio ambiente, educação ambiental, agrotóxicos, agricultura orgânica, alimentação saudável, o uso sustentável de lixo orgânico na produção de adubo e como produzir uma horta orgânica no espaço da Instituição a fim de mobilizar o público alvo a participar do Projeto.

Na implantação da horta serão utilizados materiais de jardinagem e técnicas de horticultura transmitidas aos alunos, servidores, funcionários terceirizados e a comunidade do bairro Santa Rita.

Para a implantação, condução e manutenção da horta serão formados grupos para dividir as tarefas obedecendo as exigências técnicas para sua implantação.

Serão realizadas entrevistas com os moradores do bairro sobre o interesse em cultivar uma horta orgânica na sua casa.

O projeto será realizado com os alunos  em parceria com moradores do bairro Santa Rita, através de atividades e oficinas voltadas para a produção de uma horta orgânica conforme o espaço disponível na casa de cada morador, visando uma melhor qualidade de vida e melhorando a integração dos alunos e a comunidade do bairro onde está o campus.

Os dados serão analisados e transformados em um roteiro para a realização de um pequeno workshop na instituição onde a comunidade poderá aprender, como parte conclusiva, a confeccionar a própria horta.

Por fim os resultados serão apresentados em uma mostra na instituição e divulgados em sua página na internet e nos jornais locais.

 

Acompanhamento e Avaliação

 

O projeto será acompanhado pela coordenadora através de reuniões semanais, de planejamento das ações.

A avaliação do projeto será realizada durante todo o projeto utilizando como instrumento avaliativo o relatório.

A avaliação final do projeto far-se-á por questionários respondidos pelos integrantes diretamente relacionados ao projeto e pelos moradores do bairro Santa Rita, originando um relatório final com os objetivos alcançados.

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS:500

ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM DEZEMBRO DE 2015: