CEFET-MG

Kwrep: Desenvolvimento e valorização de práticas corporais expressivas

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE: Kwrep: Desenvolvimento e valorização de práticas corporais expressivas no município de Curvelo – MG

PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Adriano Gonçalves da Silva

adriano@curvelo.cefetmg.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8210963934060506

ALUNOS:

Leandro Ferreira Pires

Fernanda Soares Miranda

Nathália Trindade Silva

Tatiane Mendes Gonçalves

Miriene Cristina valu de Souza

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO:

METODOLOGIA:

O grupo Kwerp é um grupo de dança e teatro formado por estudantes do CEFET-MG – Unidade Curvelo. A ideia do projeto surge da percepção de que as manifestações culturais precisam ser discutidas, vivenciadas e difundidas em Curvelo. Kwerp é o termo indo-europeu que pode ter dado origem a palavra corpo, quer dizer “aparecer”, “manifestar”.

O projeto iniciará com a revisão de literatura sobre temas pertinentes como corpo, corporeidade, arte, dança, teatro e técnicas circenses. Em seguida, serão realizadas oficinas entre o próprio grupo e outros alunos do CEFET-MG. O objetivo é levar ao conhecimento dos alunos da escola, o trabalho do Grupo Kwerp, despertando para as práticas corporais expressivas.

Paralelamente será realizado um diagnóstico das escolas públicas de Curvelo buscando compreender quais práticas corporais expressivas são desenvolvidas e incentivadas nestas instituições. O objetivo do diagnóstico é auxiliar na escolha das escolas que serão atendidas pelo projeto.

Tendo por base as escolas que têm menor acesso a projetos ou práticas de desenvolvimento de manifestações corporais expressivas, serão escolhidas 10 escolas onde serão realizadas as oficinas e apresentações do grupo, juntamente com alunos da escola. O tema da oficina será escolhido de acordo com a característica da escola. As temáticas das oficinas envolverão: O corpo que dança; a expressão teatral; o corpo que joga; técnicas circenses; e as múltiplas expressões do corpo.

Com característica de projeto itinerante, o projeto Kwerp “estacionará” por um tempo médio de 30 dias em uma escola. Neste tempo, será feita a aproximação com a escola e serão realizadas oficinas com duração média de uma hora, ministradas por um ou mais integrantes do grupo. O objetivo da oficina é vivenciar algumas práticas corporais expressivas, sempre refletindo a importância delas.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO:

O projeto será acompanhado pelo orientador através de reuniões semanais de planejamento das ações. Assim como reuniões mensais para avaliar o trabalho realizado em cada escola. O projeto também será avaliado pela escola que o acolher, através da direção e dos estudantes participantes das oficinas.

O instrumento de avaliação utilizado será um questionário em que direção e estudantes podem manifestar seu nível de satisfação com relação ao projeto, atendimento das expectativas e sugestões.

Após a realização de todas as oficinas e atendidas todas as escolas propostas, o grupo se reunirá, avaliando o próprio trabalho, a possibilidade de continuidade e os ajustes necessários.

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS:3.000

ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM DEZEMBRO DE 2013