CEFET-MG

NAPNE

napne-logo

O Núcleo Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, unidade Curvelo (NAPNE – Curvelo) tem por finalidade promover a convivência e a aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, culturais e atitudinais no CEFET-MG a fim de promover a inclusão de todos na educação. Faz parte de suas atribuições implementar, acompanhar e articular ações e iniciativas nas diversas áreas do conhecimento, que contribuam com programas, estudos e pesquisas inovadoras na graduação e ensino técnico quanto à acessibilidade em seus diversos aspectos.

O Núcleo está em implantação e pretende realizar o atendimento individualizado do aluno com necessidades educacionais específicas e dar apoio pedagógico ao professor. Realiza ainda palestras e pesquisas relacionadas à pessoa com deficiência e as 7 categorias da acessiblidade.

O Núcleo organizou a palestra “Terminologia em Língua de Sinais na Área do Desenho Arquitetônico: Acessibilidade para o Estudante Surdo no Espaço Acadêmico e no Espaço Construído”, a oficina de esportes paralímpicos “Somos Todos Diferentes” e o “I Fórum de Pesquisa e Extensão: Acessibilidade um direito de Todos”. 

 

PÚBLICO ALVO

Fazem parte do público alvo a serem atendidas pelo NAPNE as pessoas com:

  • Deficiências (auditiva, visual, física e mental)
  • Altas habilidades/superdotação
  • Transtornos globais do desenvolvimento (Autismo, Síndrome de Rett, Transtorno ou Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação)

PARA SABER MAIS

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17009

 

CONTATOS

E-mail:napnecefetcurvelo@gmail.com

facebook:Somos todos diferentes! CEFET – Curvelo

 

ATIVIDADES REALIZADAS:

ANO 2016

  • “I Fórum de Pesquisa e Extensão: Acessibilidade um direito de Todos”

Saiba mais clicando aqui

 

ANO 2015

  • Oficina “Somos todos diferentes”

Saiba mais clicando aqui

  • Palestra “Terminologia em Língua de Sinais na Área do Desenho Arquitetônico – Acessibilidade para o Estudante Surdo no Espaço Acadêmico e no Espaço Construído”

Saiba mais clicando aqui