MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sobre o NOS

O Núcleo de Orientação para a Sustentabilidade (NOS) iniciou as suas atividades em abril de 2016 e realiza as mesmas de forma continuada até os dias atuais. O objetivo principal do NOS é prestar assistência técnica gratuita para famílias de baixa renda, com comprovada vulnerabilidade social no município de Curvelo e região. O grupo busca integrar a investigação sobre a engenharia sustentável no meio acadêmico e a sociedade. A metodologia envolve ações de capacitação da equipe, animação sociocultural, diagnóstico urbano do município, organização do banco de tecnologias sustentáveis e atendimentos do escritório público. Desde a sua implementação já foram realizadas diversas ações relacionadas à produção da moradia digna, envolvendo temáticas como regularização de imóveis, construções sustentáveis, ações educativas e solidárias. O projeto foi publicado em eventos de abrangência nacional e internacional, sendo premiado em 2016 como 1o lugar geral da unidade na META, em 2017 com 1o lugar da unidade na C&T, em 2018 como 3º lugar na categoria ciência e tecnologia, na META, em 2019 foi contemplado com 3 premiações na META e em 2020 como 3º lugar na META. Em 2022 participou da 3ª Mostra Bienal de Extensão com 6 trabalhos. Em 2023 participou da C&T com 2 trabalhos. O projeto iniciou apenas no município de Curvelo e passou a ter uma filial do escritório no município de Inimutaba a partir do ano de 2018.

METODOLOGIA:

Ação 1 – Ações de capacitação da equipe: Atividades de capacitação que visam a preparação da equipe para a prestação do serviço. Minicursos, oficinas, palestras, workshop, eventos científicos conforme a necessidade de capacitação ao longo da execução do projeto.

Ação 2 – Animação sociocultural: Processo que visa articular os membros da comunidade, promovendo a participação social, por meio de oportunidades de interação, discussões, campanhas de conscientização, capacitações e colaboração nas ações. A partir dessa etapa da metodologia, as ações do projeto são adequadas às necessidades apontadas pelas comunidades atendidas, iniciando na elaboração das propostas com base na investigação junto à comunidade, a adequação da metodologia no decorrer das ações e o acompanhamento posterior à realização da ação.

Ação 3 – Diagnóstico urbano do município: Acompanhamento junto à prefeitura municipal a respeito da atualização do Plano Diretor, leis de regulação urbana e procedimentos de aprovação de projetos.

Diagnóstico das comunidades de atuação: leitura técnica e leitura comunitária

Ação 4 – Organização do banco de tecnologias sustentáveis: este banco é formado a partir da adaptação de pesquisas científicas divulgadas no meio acadêmico, com a devida referência, possibilitando a reprodução nas moradias de forma adequada às condições locais e a custos acessíveis.  São realizadas oficinas para teste e compreensão prática das tecnologias.

Ação 5 – Atendimentos do escritório público: atualmente o projeto atende famílias em vários bairros dos municípios de Curvelo e Inimutaba. Os serviços envolvem projeto arquitetônicos e complementares, acompanhamento de obra, regularização fundiária e requalificação de espaços de uso público.

Ação 6 – Compartilhamento de experiências: reuniões periódicas dos 2 escritórios para trocas de experiência, podendo ocorrer de forma online e/ou presencial. Nas reuniões os escritórios poderão organizar capacitações conjuntas, compartilhar documentos de gestão produzidos, realizar adequações na metodologia, realizar formações para o gerenciamento dos recursos humanos das equipes, buscando uma melhor gestão dos recursos internos.

REDES SOCIAIS:

@nos.curvelo

@nos.inimutaba

FOTOS:

Capacitação em ATHIS

Capacitação Revit

Participação e premiação na C&T em 2023

Apresentação na META em 2023

Oficina Horta Vertical

Atendimento

Atendimento

Placa de obra

Oficina ofertada pela aluna Egressa Eva Cardoso

Semana das crianças 2023 na Rua Açucena

Semana das crianças 2023 na Rua Açucena

Natal 2023 na Rua Açucena

Atividade de campo

Projeto Sede da ONG APAEMAFORA