CEFET-MG

Palestra “Terminologia em Língua de Sinais na Área do Desenho Arquitetônico – Acessibilidade para o Estudante Surdo no Espaço Acadêmico e no Espaço Construído”

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE: Palestra “Terminologia em Língua de Sinais na Área do Desenho Arquitetônico: Acessibilidade para o Estudante Surdo no Espaço Acadêmico e no Espaço Construído”

  1. PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADORAS:

Ana Cecília Estevão

anacestevao@yahoo.com.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/3229731861390460

Patrícia Bhering

patricia@curvelo.cefetmg.br

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/5427948135039053

 

ALUN@S:

Ana Paula Pais Gott

Gabriela Brandão

Eva Cardoso

Luiz Henrique Pimenta

Matheus Henrique Silva

 

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO:

A Palestrante convidada foi a Profa Dra Vera Lucia de Souza e Lima, doutora em Linguística Aplicada à Produção de Dicionários Terminológicos Bilíngues e Bimodais pelo POSLIN – da Faculdade de Letras da UFMG e Professora no CEFET-MG, em Belo Horizonte.

A palestra faz parte de um conjunto de ações planejadas pelo NAPNE- Curvelo (Núcleo de Apoio a Pessoa com Necessidades Especiais) e as coordenações de Engenharia civil e Edificações com vistas a sensibilizar a comunidade acadêmica e do município sobre questões relacionadas à educação inclusiva.

A palestra teve como objetivo mostrar o trabalho da Profa Dra Vera Lúcia Souza e Lima que busca a inclusão da pessoa surda no ensino técnico profissional, de forma a sensibilizar e motivar o corpo docente, técnicos administrativos e alunos a realizarem ações que contribuam com a melhoria da unidade no que diz respeito à acessibilidade da pessoa com necessidade especial e a divulgar entre a comunidade de Curvelo a ação do CEFET-MG para adequação da unidade e cumprimento da recém-aprovada Lei Brasileira de Inclusão.

Participaram da palestra um bolsista surdo aluno do curso técnico do CEFET em Belo Horizonte e um bolsista ouvinte estudante do curso de arquitetura da UFMG. Ambos fazem parte do projeto de pesquisa desenvolvido pela profa Vera Lúcia Souza e Lima.

A palestra foi também transmitida em libras através da participação das Intérpretes Rosa e Maria Francisca que participaram do evento, de forma voluntária, por intermédio do Centro Educacional e Cultural Viva Voz. Durante o evento foram recolhidos alimentos não perecíveis para doação ao Viva Voz.

O evento foi organizado pelo NOS (Núcleo de Orientação para a Sustentabilidade) grupo formado por alunos da graduação em Engenharia civil que estuda temas relacionados à acessibilidade, patrimônio histórico e sustentabilidade das construções.

FOTOS:

palestra-1 palestra-2 palestra-3 palestra-4 palestra-5 palestra-6 palestra-7 palestra-8 palestra-9