MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto CEAM

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE:Projeto de Sensibilização Ambiental do CEAM – Centro de Educação

Ambiental de Curvelo/MG

  1. PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Sérgio Campos de Freitas

scf@curvelo.cefetmg.br

Link do Lattes:http://lattes.cnpq.br/0108708304516432

ALUNOS:

Caroline de Oliveira Rodrigues

Isabela Cardoso Ferreira

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO:

Introdução

A degradação ambiental e suas inúmeras consequências vêm trazendo consigo uma maior preocupação sobre a importância de se preservar os recursos naturais ainda existentes, para que assim, se garanta uma qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

Nessa linha de pensamento surgiu o termo Educação Ambiental (EA). A EA seria, portanto, os processos que por meio das pessoas e da sociedade de uma forma geral constroem valores sociais, habilidades, atitudes, conhecimentos voltadas à conservação e preservação do ambiente, fazendo o uso dos recursos de uma forma consciente e sustentável. (SEABRA, 2013). A Educação Ambiental é um conhecimento que se constrói aos poucos e deve-se começar cedo. A questão do meio ambiente é muito importante para a sociedade atualmente, pois encontramos formas de reverter ou ao menos diminuir os impactos antrópicos na natureza.

O CEAM – Centro de Educação Ambiental, situado em Curvelo, é um local criado para desenvolver projetos que visam a educação ambiental e a prática de atitudes sustentáveis, mantendo sempre o contato do indivíduo com a natureza. Esse foi o local em que foi realizado o Projeto CEAM.

O Projeto CEAM, em parceria com a COPASA, trabalhou com crianças do ensino fundamental, ensinando os princípios básicos da educação ambiental, e retratando temas de importância socioambiental, tais como Sustentabilidade, coleta seletiva, saneamento básico, entre outros, e exercendo a prática em uma trilha ecológica. É muito importante que as pessoas sintam que fazem parte da natureza, contribuindo assim para preservá-la. Nessa forma, através da trilha é possível buscar uma maior conexão do ser humano e a natureza, sendo possível também introduzir com maior facilidade conceitos de Ecologia e também ideias de conservação e preservação.

Objetivo

O projeto teve por objetivo mostrar para as crianças a importância de se ter práticas sustentáveis que afetara positivamente os temas apresentados como base da educação ambiental. O contato com a natureza também foi importante para mostrar na prática o que se deve fazer ou não para reverter a degradação causada pelas ações antrópicas.

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS:20

ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM NOVEMBRO DE 2015:

No dia 19 de Setembro de 2014 ocorreu a 1ª Oficina de Educação Ambiental promovida por meio da parceria COPASA/CEFET, com a turma da quinta série do ensino fundamental da Escola Estadual Major Antônio Salvo, situado em Curvelo-MG. Foram recebidos 34 alunos 4 professores.

Os alunos foram encaminhados para a sala de palestras onde fora apresentado o material com as noções básicas da educação ambiental enriquecido com a participação dos alunos. Os temas, gestão da água, saneamento básico, coleta seletiva e sustentabilidade foram expostos por meio de apresentação de slides e vídeos de conscientização.

Logo após a apresentação, os alunos foram conduzidos até a ETA Estação de Tratamento de Água, onde observaram como a água da cidade é tratada e outras curiosidades como a vazão e a velocidade da água que é captada.

No segundo momento, os alunos foram divididos em grupos e direcionados para uma trilha ecológica, pertencente a COPASA . A trilha é dividida em estações onde ocorria paradas para explicações. Ao longo da trilha também havia nomes de várias espécies de plantas nativas e exóticas aumentando o conhecimento adquirido pelas crianças. No fim da trilha, os alunos saiam cheios de conhecimentos climáticos, ambientais e sociais e com uma nova forma de ver a natureza.

Após a visita a Trilha Interpretativa Ecológica os alunos sentaram em forma de círculo para que pudessem discutir sobre o que eles mais gostaram e o que eles aprenderam sobre as questões ambientais. Também foi entregue um brinquedo construído de garrafa pet. Enfatizando dessa forma como diversos materiais podem ser reutilizados para construção de vários objetos.

FOTOS:

ceam-1 ceam-2 ceam-3 ceam-4 ceam-5 ceam-6