CEFET-MG

Reutilização do óleo de cozinha na fabricação de sabões e geração de renda – 3ª fase

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO DA ATIVIDADE:Reutilização do óleo de cozinha na fabricação de sabões e geração de renda – 3ª fase

PARTICIPANTES DA ATIVIDADE

COORDENADOR:

Aniel da Costa Lima

aniel@curvelo.cefetmg.br

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5721986388799204

ALUNOS:

Ariane Tiffani Medeiros Santos

Sarah Fernandes Vieira Machado

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE

DESCRIÇÃO:

METODOLOGIA

Em setembro de 2012 o CEFET-Curvelo, juntamente com a Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (FAC), lançou um projeto para a coleta e reciclagem de óleo de cozinha no município. Uma rede de supermercados da cidade (supermercado Paizão) disponibilizou um coletor em suas dependências onde a população dispensa o óleo utilizado acondicionado em garrafas PET.  Em 2013 o Projeto teve início atendendo cerca de 30 pessoas da comunidade, sendo que destas permaneceram até o momento um total de 15. Assim como já ocorre, sempre que necessário este óleo será levado ao CEFET-Curvelo onde será destinado ao desenvolvimento e confecção de produtos de higiene e limpeza (principalmente o sabão em barra).  Para que a quantidade de óleo coletado seja suficiente para a continuidade do projeto será necessário que o contato com comerciantes da cidade (bares e restaurantes) seja feito ininterruptamente, assim como campanhas de conscientização da população. Para o recolhimento do óleo já se utiliza o veículo do CEFETCurvelo. Atualmente o CEFET comprou alguns materiais que sobraram do projeto anterior e diante deste recurso já disponibilizados propõe-se a terceira fase do projeto.

Para o desenvolvimento deste projeto estão previstas as seguintes atividades para 2016 (continuação do projeto):

– Reuniões de planejamento – Divulgação do projeto através de reunião com os representantes de bairros conforme necessidade/demanda. Esta fase buscará conscientizar as pessoas para o descarte do óleo no coletor já existente e para divulgação das oficinas e cursos. – Contato com comerciantes para que os mesmos disponibilizem o óleo usado. Para pessoas que desejam iniciar no projeto: – Cursos e oficinas com os seguintes temas:

* Segurança, meio ambiente e saúde

* Uso sustentável de recursos naturais

* Produção de sabão e outros produtos.

Para pessoas que já fazem parte do projeto: – Cursos e oficinas com os seguintes temas:

* Empreendedorismo e noções de marketing

* Cooperativismo

* Produção de sabão e outros.

* Confecção de embalagens ecológicas.

Para todos os atendidos: – Supervisão durante o desenvolvimento de produtos: com o conhecimento e experiências obtidos nos cursos e oficinas os participantes serão incentivados a desenvolver produtos agregando valor a estes com a orientação e supervisão de professores do CEFET-Curvelo e palestrantes da FAC (Faculdade Arquidiocesana de Curvelo). – Assessoria da FAC ou outro parceiro na busca pela formação de uma Cooperativa, formada pelas pessoas atendidas no projeto, para que possam iniciar a comercialização de seus produtos.

– Mostra de produtos e divulgação dos resultados do projeto em eventos, como Mostra de Cursos e Semana C&T.

ACOMPANHAMENTO

Os envolvidos nesta proposta estarão acompanhando diretamente o desenvolvimento do projeto uma vez que estarão presentes durante a realização dos cursos, oficinas, supervisão e mostra de produtos.

AVALIAÇÃO

Através de relatos de suas expectativas em relação ao projeto e ao final deste os participantes das oficinas e cursos responderão a um questionário em que avaliarão o projeto.

No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS: 30

ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM OUTUBRODE 2016:

Limpeza do local de desenvolvimento do projeto, visita na cidade de Paracatu-MG uma empresa que trabalha com a reciclagem de óleo usado. Contato com proprietários de comércio para doação do óleo usado.