NOS e PET trabalham em parceria para moradia digna no Município de Curvelo
Terça-feira, 17 de abril de 2018
O Núcleo de Orientação para Sustentabilidade (NOS) e o Programa de Educação Tutorial Engenharia Civil (PET Engenharia Civil), ambos vinculados ao CEFET-MG da Unidade Curvelo, sempre trabalharam em parceira envolvendo diversas atividades de ensino e extensão. Uma dessas atividades, o escritório público de engenharia, tem como objetivo atender famílias de baixa renda em projetos voltados a construção civil sem custos ao contratante.
Um dos eventos promovidos pelo escritório público, ocorreu em dezembro de 2017 com a organização de uma palestra sobre Regularização fundiária e a importância do engenheiro civil para segurança das edificações para a comunidade da Rua Açucena, em Curvelo-MG.
Ministrada pelo engenheiro civil Henrique de Freitas Galvão a palestra buscou discutir com a comunidade a importância da regularidade para garantir o direito social a moradia digna.
O encontro aconteceu na Escola Municipal Antônio Frederico Ozanam e contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas da comunidade. A diretora da escola, Irany Augusta Menezes, destacou que o evento foi de grande importância para as famílias e ocorreu de forma profissional e com diálogo horizontal entre palestrante e famílias.

Figura 2: Adriano Gonçalves (representante do NOS), Irany Menezes (Diretora da Escola), Morador do bairro, Breno Pimentel (representante do PET) e Henrique Galvão (Eng Civil).
Além da palestra, os alunos do CEFETMG realizaram uma inspeção predial da sede da escola e está em desenvolvimento um projeto de reforma. Está, ainda, em fase de elaboração um projeto de captação de águas pluviais para uso em horta existente na escola.
O próximo passo é organizar uma encontro que aborde a questões jurídicas relacionadas a posse legal da terra e ampliar o atendimento de engenharia as famílias da comunidade, com a utilização de técnicas sustentáveis de baixo custo com vistas a melhoria das habitações existentes.
Outros atendimentos no município
Os grupos realizam atualmente 14 atendimentos localizados na Rua açucena, Mato do engenho e pulverizados em vários bairros do município.
O atendimento contempla serviços de engenharia para desmembramento de lotes, reformas e novas construções. As famílias atendidas devem ter renda de 0 a 6 salários mínimos com comprovada vulnerabilidade social.
As famílias recebem ainda assistência jurídica através de parceria com o Núcleo de Praticas Jurídicas da FAC e acompanhamento social através de assistentes sociais voluntários. Um grande desafio é possibilitar a execução dos projetos visto que, em sua maioria, as famílias atendidas não têm capacidade de comprometimento da renda com a habitação.
Os alunos envolvidos relatam que, além de poderem praticar o conhecimento adquirido em sala de aula, os atendimentos são importantes para a formação de um engenheiro mais “humano” e com uma maior preocupação com práticas sociais.
Participe
Apoie os projetos com patrocínio para as obras: verba para compra de materiais de construção ou doação de materiais de construção, apoio financeiro para contratação de mão de obra ou horas de serviço durante as oficinas.
Contatos:
@NOSCurvelo
Liliane: (38) 99938-1558
Gabriela: (31) 99657-8132