MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Grupo de estudantes do CEFET-MG propõe projeto de auxílio ao aprendizado

Terça-feira, 14 de setembro de 2021

Proposta foi vencedora do “Innovation Camp”, realizado pela Nascente

O projeto EDucas, de estudantes do CEFET-MG, foi o vencedor do “Innovation Camp”, realizado pelo núcleo do campus Curvelo da Nascente, incubadora de negócios de impacto de base tecnológica da Instituição, em parceria com o Sebrae Minas e a Junior Achievement.

Durante o programa, os participantes se reuniram em equipes e desenvolveram soluções para o desafio “Educação x Coronavírus: Como impulsionar o aprendizado dos estudantes impactados pela pandemia”. A proposta vencedora foi criada pelos estudantes Cayo Guzansky, do campus Nova Gameleira, Christiano Barsante (campus Araxá), Nicole Souza, Victoria de Lima (campus Curvelo) e Yasmin de Oliveira (campus Leopoldina).

Para Cayo, a reunião de uma equipe diversificada foi essencial para o resultado. “O desafio do projeto me proporcionou o conhecimento necessário para trabalhar no gerenciamento das minhas ideias e aplicar as mesmas de forma assertiva e inovadora”, afirma. Segundo Victoria, participar dessa iniciativa com estudantes de outros campi trouxe uma dinamicidade. “A equipe foi essencial para o trabalho apresentado, unimos criatividade, organização e cumplicidade para criar um site que atendesse ao desafio proposto”, conta. Christiano diz que eventos como o “Innovation Camp” “possibilitam a transmissão e formação da Cultura Empreendedora, que irá refletir em nossa carreira e futuros negócios”.

O EDucas busca oferecer ferramentas para facilitar e organizar o aprendizado on-line ou presencial. Os estudantes podem ter contato com equipamentos para pôr em prática o estudo teórico, painel de gestão de tarefas e chats de ajuda com atendimento psicológico. Segundo Nicole, o projeto fez os estudantes pensarem em outras realidades que não a deles. “Criar soluções para problemas reais não é fácil, mas acredito que conseguimos trazer algo realmente viável”, afirma. Yasmin concorda e afirma que a experiência foi nova e “trouxe conhecimento sobre assuntos que já me interessavam, o que gerou mais interesse ainda”.

O projeto EDucas pode ser conferido no site https://educas.netlify.app/. Os estudantes vencedores irão competir na edição estadual do “Innovation Camp”.


O programa Innovation Camp proporcionou aos alunos do CEFET-MG aprendizado na prática sobre empreendedorismo e inovação. Agradecemos a todos os participantes que se dedicaram à jornada e apresentaram soluções inovadoras para o desafio, aos parceiros de realização do evento e aos jurados que compuseram a banca, sendo a coordenadora da Nascente, Silvana Alves, o professor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (FAC), Heverton Freire e o prefeito de Curvelo, Luiz Paulo.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG