MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Abertas as inscrições para o Concurso Literário Interno do CEFETMG, Campus Curvelo

Quinta-feira, 11 de junho de 2020

Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário Interno do CEFETMG, Campus Curvelo, com a temática: CEFETMG/Curvelo: testemunho de uma inquietante experiência individual e coletiva em tempos de pandemia.

 O Campus Curvelo do CEFET/MG comemora, neste ano de 2020, uma década de vida. Várias atividades de comemoração foram planejadas para realização durante o ano letivo, mas em decorrência do distanciamento social emergente da pandemia do Coronavírus, as festividades propostas tiveram que ser adiadas ou mesmo canceladas. Homenagear o CEFETMG/Curvelo por meio de um projeto de escritas que tratem das experiências humanas vividas pelo corpo discente da Instituição, é um bom pretexto para ajudar nossos alunos a enfrentarem a crise do distanciamento social que atravessa o cenário nacional e mundial. A intenção do concurso é enveredar pelos caminhos da arte como estratégia de promover a resiliência emocional, com ênfase na produção literária do público interno do CEFETMG/Curvelo, além de promover a reflexão sobre tempos difíceis e questões complexas.

O concurso terá como proposta de escrita três categorias de textos: Poesia, conto e relato de experiência vivida e envolverá os alunos dos Cursos Técnicos (Eletrotécnica, Edificação, Meio Ambiente) e da Graduação (Engenharia Civil). Os textos poderão contemplar as experiências reais e imaginárias dos estudantes durante a quarentena provocada pela crise de Covid 19.

O período de Inscrição no concurso será do dia 12 de junho de 2020 a 20 de julho de 2020. A divulgação do resultado será no dia 03 de agosto de 2020 e a premiação no dia 09 de agosto de 2020. A premiação será geral, independente das categorias de textos propostas no edital (Poesia, Conto, Relato de Experiência Vivida). O primeiro lugar receberá a premiação de 300 reais, o segundo lugar 200,00 e o terceiro lugar 100,00. Além da premiação dos (3) três primeiros lugares, os 15 (quinze) melhores textos, de maior nota final, serão selecionados para publicação em um futuro livro sobre os 10 (dez) anos do CEFETMG – Campus Curvelo.

No poema “Reinvenção”, a poeta Cecília Meirelles afirma: “A vida só é possível reinventada.” Uma das palavras utilizadas no contexto atual de crise é a expressão “Reinventar”. Embora esta expressão pareça assustadora para este momento, a arte sempre viveu neste espaço da reinvenção. A arte reinventa os comportamentos, os sentimentos, os relacionamentos, as esperanças. A arte reinventa a vida. E é pensando nesta capacidade de reinvenção e recriação do mundo pela arte que contamos com a participação dos nossos queridos discentes no Concurso Literário “CEFETMG/Curvelo: testemunho de uma inquietante experiência individual e coletiva em tempos de pandemia”

Comissão organizadora:

Coordenadora: Professora Marina Leite Gonçalves

Coordenadora Adjunta:  Professora Cleide Maria de Oliveira Lovon Canchumani

Colaboradores: Professores Adriano Valério Resende, Bruno da Cruz Pádua, Bárbara Cotta Padula, Luciano César Alves de Deus, Mariana de Souza Novaes Gomes Teixeira.

Apoio: Biblioteca CEFETMG/ Curvelo.

Confira o edital, ficha de inscrição e mais informações aqui.

Edital: Edital Concurso CEFETMG Curvelo 2020

Inscrição: e-mail nossoconcursocefetcvo@gmail.com

Ficha de Inscrição: FICHA DE INSCRIÇÃO CONCURSO CEFETMG CURVELO

concurso literário cefet mg - curvelo (1)-1